Os grupos de Facebook juntam pessoas com um interesse em comum. Por isso são uma excelente forma de chegar ao seu público e para o seu público interagir mais com o seu conteúdo. Se está à procura de se tornar mais relevante para o seu mercado a intervenção com grupos de Facebook são uma excelente estratégia. Pode fazê-lo simplesmente participando ativamente em grupos cujo participante se aproxima muito da sua persona ou criando a sua própria comunidade.

Cresça o teu negócio utilizando grupos já existentes

Além de serem espaços destinados a nichos específicos os grupos são também espaços onde as pessoas procuram resolver os seus problemas ou ver as suas dúvidas esclarecidas relativamente a determinados temas.

Ao participar ativamente nos grupos de interesse do seu público / dos seus clientes, criando publicações com utilidade para o grupo ou respondendo às dúvidas que vão publicando, está também a demonstrar os seus conhecimentos na área. Quando ajuda as pessoas a resolver os seus problemas com regularidade vai começar a trazer mais notoriedade para a sua marca – a tornar a tua marca mais top of mind para os membros desses grupos.

Os grupos de Facebook já existentes também são uma boa ferramenta de apoio na criação de conteúdo. Se aquele grupo de pessoas tem as características da sua persona e faz parte do seu mercado então talvez faça sentido pegar nas questões mais frequentes do grupo e criar conteúdo original que responda a essas questões para as tuas plataformas.

Para encontrar diferentes grupos basta clicar no botão “Grupos” do lado esquerdo da sua página inicial do Facebook (ou ir diretamente a Facebook.com/groups) para chegar a uma página onde pode procurar e descobrir grupos que abranjam o seu mercado.

Normalmente os nomes dos grupos já definem bem o nicho de mercado a que se destinam. Contudo pode sempre ler a descrição do grupo para perceber se esse grupo em questão encaixa no perfil da sua persona. Se achar que sim clique em aderir. Pode ser que depois do pedido de adesão ainda tenha de responder a um questionário, aceitar as regras do grupo ou que aprovem o seu pedido para participar. Depois de responder a tudo e de aceitarem o seu pedido vais receber uma notificação com a aceitação ou rejeição.

Crie um grupo para a sua comunidade

Participar em grupos já existentes é uma excelente forma de promover a sua marca ou empresa mas acabas por estar sempre limitado às regras e condições dos administradores de cada grupo. Criando o teu grupo passas a ser tu quem direciona as experiências do grupo e quem decide que tipo de conteúdos devem ser partilhados.

Antes de criar o seu grupo deve sempre primeiro perceber como é que o pode utilizar de forma a que seja benéfico para o seu negócio.

Pode criar um grupo de acesso exclusivo aos seus clientes após realizarem uma compra de forma a garantir que tenham sempre uma boa experiência com os seus produtos – como é muito comum por exemplo nas comunidades da Bimby em Portugal. Ou para a comunidade que segue as suas newsletters para que possa partilhar artigos, dicas ou tutoriais com eles. Ou apenas criar um grupo relacionado com o mercado a que o seu produto diz respeito para atrair pessoas interessadas nesse mesmo mercado.

Como criar um grupo no Facebook

1. Na página Facebook.com/groups carregue no botão “+ Criar grupo”

2. Dê um nome ao seu grupo. Lembre-se que é importante que através do nome as pessoas reconheçam facilmente o tema do grupo ou para que serve. Escolha um nome apelativo mas que ajude o seu público a reconhecer o conteúdo que vão poder encontrar no grupo.

3. Vai precisar de adicionar pelo menos uma pessoa para conseguir criar o grupo. Como ainda há passos a fazer até o grupo estar completo talvez faça sentido convidar alguém que sabe que está a criar o grupo e que ele ainda não está pronto.

4. Defina a privacidade do grupo com base nos seus objetivos. Se ficar “público” tenha em mente que qualquer pessoa vai poder ver as publicações do grupo e os seus membros mesmo sem aderir. Num grupo fechado qualquer pessoa pode encontrar o grupo mas terá de pedir para aderir ao mesmo para poder ter acesso aos seus conteúdos. No grupo secreto apenas os membros conseguem encontrar o grupo.

Depois destas definições básicas estarem tratadas é altura de personalizares o teu grupo. Adicione uma imagem de capa, uma descrição e as regras. Defina também o tipo de grupo clicando no botão das reticências para ajudar o Facebook a categorizar o seu grupo para as outras pessoas.

Antes de lançar o seu grupo para a sua comunidade tente definir primeiro a estratégia de conteúdos para que possa manter o grupo sempre ativo. O que é que vai partilhar? Com que regularidade vai partilhar? Como é que vai incentivar as pessoas a interagirem com o conteúdo e elas próprias a partilharem no grupo?

Assim que estiver pronto comece a convidar a sua comunidade a aderir ao seu grupo através das tuas páginas nas redes sociais e de convites para aderir ao grupo.

Dicas para manter um grupo no Facebook

Como na maior parte das áreas do Marketing Digital também aqui o mais importante de tudo é a regularidade. Se vai criar um grupo tente publicar diariamente. Ter um calendário de conteúdos é uma boa ajuda para manter a regularidade.

Incentive os membros do seu grupo a participar, crie desafios para a sua comunidade. Uma boa forma de manter a comunidade participativa é através de Quizzes, Q&As, sondagens ou definição de temas diários que incentivam as pessoas a discutir.

Peça ajuda aos teus membros e quando criar relações mais próximas com eles talvez faça sentido eleger outros moderadores para ajudarem na gestão diária do grupo.

Não esteja constantemente a tentar vender oseu produto ou serviço. Lembre-se sempre que o mais importante é entregar bom conteúdo aos membros do seu grupo para que eles o reconheçam como uma autoridade na sua área de mercado. Isso é que vai fazer com que o procurem na altura da compra.

Leave a Reply