O Marketing de Conteúdo (ou Content Marketing) é uma estratégia de marketing, focada na atração e retenção de determinado público através da entrega de conteúdo de qualidade de forma consistente.

Permite-te criar uma afinidade com os teus clientes através da entrega regular de conteúdos que vão de encontro aos seus interesses. É uma forma de trazeres notoriedade para a tua marca, tornando-te numa referência para o teu mercado.

O objetivo final do Marketing de Conteúdo passa muitas vezes pelo aumento de vendas ou a fidelização de clientes, apesar de não ser esse o seu foco. É um meio para atingir um desses fins. É uma forma de atrair clientes com conteúdo relevante.

Um dos primeiro problemas que surge quando falamos a alguém para começar a desenvolver uma estratégia de Marketing de Conteúdo é exatamente na produção do mesmo. As empresas ou empresários que já estão há mais tempo no mercado ainda estão muito presos à ideia tradicional de publicidade – tenho um produto para vender, vou fazer um anúncio e pô-lo a aparecer onde mais pessoas o vejam, esperando que algumas delas o comprem – e é por isso, para si, difícil de perceberem que quando falamos em produzir conteúdo, não estamos a falar de  produzir pequenos vídeos, imagens ou textos a falar dos benefícios do nosso produto ou das vantagens em relação aos concorrentes.

O Marketing de Conteúdo toma uma abordagem diferente desta. Todo o conteúdo que produzimos tem de ajudar o público-alvo a esclarecer uma dúvida, a resolver um problema, a melhorar algo que possa ser melhorado. A tua estratégia passará por ajudar em tudo o que esteja relacionado com o teu nicho de mercado e público-alvo para que, aos poucos, tu e a tua marca se vão consolidando como as referências a contactar futuramente no seu nicho de mercado.

Quais são os objetivos do Marketing de Conteúdo?

  1. Tornar-se uma Autoridade – mesmo antes de saber que produto ou serviço vamos oferecer à nossa audiência, podemos começar a estabelecermo-nos como uma personalidade de referência da área. Este reconhecimento é cada vez mais importante numa época em que empresas e prestadores de serviço lutam por conseguir clientes baixando os seus preços. Se a tua audiência te vir como uma Autoridade no mercado, e se conseguires construir uma relação com ela, vais sair dessa espiral descendente e praticar os preços que entenderes adequados aos teus serviços e à tua audiência.

Funil de Vendas

Agora que já percebeste a importância e as mais-valias de ter uma boa estratégia de conteúdo, vamos perceber quais os passos a tomar para que a mesma seja bem sucedida.

Como criar uma estratégia de Marketing de Conteúdo?

  1. Definir o teu mercado – a primeira coisa a fazer antes de se estabelecer como uma autoridade numa área, é exatamente escolher qual é a área na qual te queres estabelecer como autoridade. Nesta fase, tens de olhar para dentro de ti e pensar: “se eu pudesse ser conhecido por qualquer coisa no mundo, que coisa seria essa?”. Parece algo completamente irrealista mas não é. Com a facilidade que há hoje em dia de chegar a todas as pessoas do mundo e de contruir negócios totalmente digitais, não nos podemos limitar a pensar como as anteriores gerações pensaram. Queres ser conhecido como uma pessoa que viaja pelo de barco e ganhar dinheiro com isso? É possível. Vê o La Vagabond.Queres dedicar-te à família e passar os dias a brincar com os teus filhos e ganhar dinheiro com isso? É possível. Vê os Sacony Jollies. Agora que já percebeste a ideia, pára de ler este texto pelo tempo que achares necessário, pode ser um minuto ou um mês, e responde à minha pergunta: se pudesses fazer qualquer coisa no mundo, o que te faria sentires-te realizado?

Se seguires estes 6 passos, estarás com certeza à frente de 99% dos teus concorrentes no mercado e em ótima posição para te estabeleceres como um autoridade, gerar mais tráfego no seu website, gerar leads mais qualificadas e vender mais produtos ou serviços por um custo de aquisição de cliente muito menor.

O Marketing de Conteúdo não é o futuro, é o presente, e ainda vais muito a tempo de ser um dos primeiros a aproveitar esta oportunidade e te tornares uma referência no teu mercado.

Leave a Reply