Uma persona é uma personagem fictícia que criamos para representar determinado público a que queremos chegar. Criar uma persona ajuda a definir qual é o cliente ideal de determinado negócio ou o público alvo de determinada estratégia. A criação de uma persona deve ser sempre o segundo passo, logo a seguir à definição de objetivos.  

Para um negócio podem existir mais do que um modelo de cliente ideal, mais do que uma persona. O importante é que conheças muito bem todas as tuas personas que, apesar de serem fictícias são criadas com base em dados reais.

Por onde começar?

Para criar a(s) tua(s) personas tens de começar por pesquisar quem podem ser essas pessoas, com base nos teus objetivos. Sê específico na tua pesquisa e tenta conhecer ao máximo o público a quem te diriges.

Se já estás online e tens redes sociais podes começar por ferramentas como o Facebook Insights em que vais encontrar toda a informação sobre o teu público atual. Se tiveres um website recorrer ao Google Analytics também te pode ajudar a definir a tua persona.

Para quem está a começar no online o KW Finder é uma boa ferramenta para analisar diferentes mercados, volumes de  pesquisa e resultados de SEO da concorrência, bem como o Google Trends. Procura perceber o que é que as pessoas pesquisam, porquê e como é que fazem essas pesquisas e de onde.

Recolhe o máximo de informação sobre o teu público que conseguires para poderes perceber o que é que vai ser relevante.

Com base nos dados que conseguires recolher já vais conseguir ter um esboço das principais características da tua persona ou saber se faz ou não sentido criar mais do que uma persona. Para facilitar o processo agrupa os dados que recolheste por categorias.

Faz as perguntas certas

A informação que recolheste vai ajudar-te a definir coisas muito simples sobre a tua persona mas também coisas mais profundas que podem ser essenciais quando estiveres a definir uma estratégia digital destinada a essa persona. Dependendo dos teus objetivos, da informação que recolheste e da área da tua empresa é importante distinguir perguntas que possam ser relevantes para a tua persona e perguntas que não são tão relevantes.

Aqui estão algumas perguntas que te podem ajudar a definir a tua persona:

Porque é que é importante definir uma ou várias personas?

Os anúncios direcionados a uma persona são duas vezes mais eficazes

3 a 4 personas normalmente formam 90% dos compradores de uma empresa

48% dos compradores dão preferência a quem oferece soluções personalizadas

A definição inicial da tua persona é muito importante para saberes como te posicionar no mercado mas também é importante ires ajustando a tua persona aos conhecimentos que vais adquirindo ao longo do tempo. Tal como tu a tua persona também evoluiu e cresce e as suas características alteram-se consigo.  

Leave a Reply