Se és um utilizador habitual do Instagram já deves ter reparado na quantidade de perfis falsos que se vão disseminando por essa rede social. Pedidos de mensagem de contas menos próprias, contas com a mesma imagem repetida vezes sem fim são coisas do dia-a-dia. Aliás, basta uma rápida pesquisa pelas pesquisas realizadas no Google para perceber a quantidade de pessoas que pesquisa por formas de “ganhar” seguidores ou likes.


Essas contas vão acabar por ser eliminadas
Os followers que compras são precisamente esses perfis falsos que têm como único propósito aumentar o número de followers de outras contas. Isto quer dizer que, ao comprares seguidores a probabilidade de vires a deixar de ter os seguidores que acabaste de comprar é muito grande.


. Em maio de 2018 o Facebook eliminou 583 milhões de perfis falsos
. Em julho de 2018 o Twitter suspendeu 70 milhoes de contas falsas


Além disso o Instagram já tem vindo a eliminar algumas contas com seguidores falsos – é um risco que queres correr?


É um comportamento fraudulento
Ter mais seguidores pode de facto fazer com que um influencer consiga vender determinadas publicações a marcas ou empresas por valores mais elevados. Se esses seguidores forem falsos então isto não é uma espécie de fraude? As empresas estão a comprar o teu conteúdo porque pensam que vão chegar a X pessoas quando na realidade vão chegar a Y perfis falsos.


Má reputação
É possível que as empresas ou marcas a quem queres chegar percebam que parte dos teus seguidores foram comprados e, nesse caso, comprar seguidores tem exatamente o efeito oposto do pretendido. Se queres que as pessoas confiem em ti e na tua marca / empresa, tens de lhes mostrar que és autêntico.


O número de seguidores não é tudo
Além disso, como podes já ter reparado, a importância dos seguidores e dos “likes” está a diminuir ao mesmo tempo que cresce o valor que é dado a métricas como a interação. É mais importante teres 100 seguidores que interagem frequentemente com o teu conteúdo do que 100.000 que compraste numa aplicação.


Ao comprares seguidores vais estar a arruinar as tuas taxas de interação – é que é diferente teres 10.000 seguidores e um taxa de interação de 1% com o teu conteúdo ou teres 1000 seguidores dos e uma taxa de interação de 20%. Talvez a segunda taxa de interação a par com poucos seguidores não seja a ideal para uma empresa grande que quer chegar a muita gente, mas pode fazer sentido para alguém que procura chegar a determinado nicho de mercado.

Calcular a taxa de interação: (Número de likes + Número de comentários) /
Número de Seguidores x 100

Leave a Reply